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Realizar vendas pelo e-commerce requer muita atenção por parte dos varejistas online, visto que o consumidor pode, por vários motivos, perder o interesse pelo produto buscado ou mesmo por distração não finalizar a compra.

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A atenção deve ficar voltada a busca realizada pelo cliente sem que o mesmo fique saturado com mensagens de alerte sobre compra em aberto.

O IBOPE e-commerce mostra estatísticas de que aproximadamente 83% dos produtos de informática colocados em carrinhos de compras são abandonados, na sequencia da lista estão 80% de abandono para calçados e roupas, 76% de abandono para produtos de casa e decoração e 65% de abandono para artigos de papelaria e escritório.

Com alguns cuidados você pode levar o seu cliente a não mais abandonar as compras no seu carrinho:

Simplesmente com um aviso de “Deseja sair antes de finalizar sua compra?”, você pode tirá-lo do estado de desatenção e concluir a venda.

Usar o “retargenting” (algo como “re-mirar”) auxilia em muito, pois o cliente ao acessar o site pode “se perder” entre outros produtos, então usando o subterfugio de mostrar novamente o produto na tela fará com que ele se lembre de suas primeiras necessidades. Você pode também usar esse método na Web com moderação para não cansá-lo.

Outra forma de assegurar que o consumidor escolha e finalize sua compra é usando a “Onepagecheckout”, ou seja, sua compra em uma única página, fará que ele utilize apenas uma página. Isso proporcionará a ele mais rapidez, praticidade e o melhor mais comodidade.

Há várias outras formas de não deixar o carrinho de compras de sua empresa “largado” com compras não finalizadas. Conheça o perfil de seu consumidor, prazos de entregas e valores de frete também podem ser decisivos.

Mantenha o lema antigo de “Sempre Alerta”.

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